TDAH em Adultos: Diagnóstico Retrospectivo na Infância e Sintomas na Vida Adulta

Homem tenta conversar com mulher distraída com o notebook

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em adultos é uma condição que afeta entre 2,5% a 8,1% da população mundial.

Caracteriza-se pela presença de desatenção e impulsividade que prevalecem como sua base principal.

Os sinais de impulsividade e déficit de atenção em adultos incluem, por exemplo, dificuldade para organizar e concluir trabalhos, incapacidade de concentração, aumento na distração e tomada rápida de decisões sem pensar nas consequências.

Além disso, há evidências de diversos sintomas adicionais.

Muitos adultos com TDAH têm algum transtorno depressivo associado a baixa autoestima, que se relaciona ao desempenho alterado e que afeta as funções ocupacionais e sociais.

Adultos com o transtorno apresentam taxas mais elevadas de ansiedade, alterações de humor e de uso de substância química se comparado à população em geral.

A prevalência do transtorno diminui ao longo do tempo, mas metade dos casos pode permanecer na vida adulta.

A análise do TDAH em adultos deve incluir um diagnóstico retrospectivo na infância e evidências atuais causadas por sintomas na vida adulta.

É crucial buscar a ajuda de um profissional qualificado para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.