Princípios do Tratamento Medicamentoso em Idosos: Uma Abordagem Individualizada

Idosos fazendo exercício físico

O tratamento medicamentoso em idosos é um aspecto crucial da Psicogeriatria.

Com o envelhecimento da população global - a OMS estima que o número de pessoas com 60 anos ou mais deve crescer 38%, passando de 1 bilhão para 1,4 bilhão entre 2019 e 2030 - a necessidade de uma abordagem eficaz e individualizada do tratamento medicamentoso em idosos nunca foi tão importante.

Os principais objetivos do tratamento farmacológico em idosos são:

a)    melhorar a qualidade de vida;

b)    mantê-los na comunidade;

c)    e retardar ou evitar sua colocação em casas de repouso.

Para alcançar esses objetivos, a individualização da dosagem é o princípio básico da psicofarmacologia geriátrica.

As alterações fisiológicas que ocorrem com o envelhecimento exigem ajustes na dosagem.

Por exemplo, a doença renal pode reduzir a eliminação de substâncias, enquanto a doença hepática pode diminuir a capacidade de metabolização. A doença gastrintestinal pode reduzir a secreção de ácido gástrico, influenciando a absorção.

Além disso, com o envelhecimento normal, a massa corporal magra diminui e a gordura corporal aumenta. Essas alterações afetam a distribuição das substâncias no corpo. Muitos psicotrópicos são distribuídos mais amplamente no tecido adiposo, o que pode prolongar sua ação de maneira imprevisível.

Portanto, é crucial buscar sempre um profissional qualificado para cuidar da sua saúde.

Lembre-se: saúde mental é prioridade!